Saiba ser assertivo!

Hoje eu quero trazer para você uma dica bem simples sobre como dizer “não”. Ô coisa difícil para muita, muita gente é dizer “não”. Ou dizer “não” na hora certa. As vezes a pessoa diz não para todo lado diz “não” para todo mundo e isso não é um “não” na hora certa. Porque dizer “sim” o tempo todo não é bom, mas dizer “não” o tempo todo também não é bom. Esse equilíbrio de saber dizer “não” na hora certa se chama assertividade, ser assertivo. E ser assertivo traz para você dignidade.

Ser assertivo, saber dizer “não”, traz para você autoconfiança, te coloca em um nível de segurança muito especial. Por isso é importante essa sabedoria, por isso é importante cultivar, descobrir, aprender a dizer esse “não”. Não é um “não” grosseiro, não é um “não” ignorante, não é um descaso do outro. Esse “não” é um “sim” para você, é um acolhimento de você para você, é uma valorização de você para você. É isso na verdade que a gente está falando.

👉 https://comunidade.eupossoacreditar.com.br/
Na comunidade “Eu posso acreditar em mim”, que é meu curso online, eu tenho dentro desse curso, dentro dessa comunidade, um curso inteiro sobre como dizer “não”. Por quê? Por que que eu coloco um curso que eu vendo separado, sobre como dizer “não”, gratuitamente dentro da Comunidade? Porque saber dizer “não” é parte integrante de ter autoestima. Saber dizer “não” é parte integrante de estar consciente do seu valor pessoal.

Você olha uma pessoa que se sente desvalorizada, você vê. Você vê no corpo dela, na fisiologia dela você sente a energia dela de desvalor. Ela sente que não merece nada. E aí tudo que vem para ela não é bom. Já uma pessoa que tem autoestima mais elevada, uma pessoa assertiva, olha de frente. Ela não olha de nariz em pé não, tá, gente. Nariz em pé é arrogância, está longe de ser autoestima. Ela olha de frente. Ela inspira e ela expira essa energia de autoconfiança. Ela está bem com ela mesma.

Então a primeira dica é: Se respeite. Se respeite! Uma pessoa te pede alguma coisa, diz assim “Já vou te responder”. Não vai no impulso. E nesse “vou te responder”, olha um pouquinho para você, olha um pouquinho para as suas necessidades. É possível dizer “sim” para essa pessoa que te pediu algo? Diga “sim”. Não é possível? Diga “não”. Diga “não”! “Eu, nesse momento, não posso. Não vai ser bom para mim. Vai me atrapalhar. Vai me machucar”. Ou seja o que for. Se o outro amar você ou for seu amigo, vai entender. Porque ninguém que te quer bem te usa. Compreende a diferença, meu amor? Se respeite e comece a exercitar esse “não” digno, amoroso e autoconfiante