Quando a esperança pode destruir você.

Hoje a gente vai falar sobre esperança. A esperança é a última que morre, os esperançosos morrem antes. Que horror. Essa frase é horrorosa, mas ela vai ter algum sentido aqui no que a gente vai falar. Esperança é a coisa mais linda que há. Esperança é algo maravilhoso, nos movimenta, nos sustenta, nos mantém muitas vezes. O que você precisa entender é quando a esperança te mantém em um lugar ruim, nocivo como desculpa para não sair do lugar. Quando isso acontece? Quando o teu parceiro ou a parceira vão embora, e você fica no trio da esperança de que pode mudar, de que pode voltar, do que pode…

Gente, poder pode, em alguns casos, pode mesmo. Só que ficar esperando, isso vai te destruir e você precisa entender. Será que o outro pode voltar? Pode. E você ficar esperando vai mudar isso? Não. Entenda isso. Então, vá viver a sua vida. Porque o outro pode não voltar? Pode. E você vai ficar esperando pela possibilidade dele voltar? É isso que eu vim dizer para você hoje. O que eu estou dizendo para você hoje, não é fácil. O que eu estou dizendo para você hoje é uma droga, é uma porcaria, entendeu? Dói para caramba.

Porque enquanto você se ilude e fica ali, “não, ele pode voltar, ele pode voltar”, você está jogando energia naquilo ali e a tua vida não anda, fica parada, estagnada mesmo. Já viu água parada? Quanto bicho, quanto lodo, quanta doença… É assim que a tua vida vira, quando você resolve esperar e se prender a essa esperança. Vá viver a sua vida como se a pessoa não fosse voltar. É assim que você tem que fazer. Se ela tiver que voltar, ela vai voltar.

Pode ser que ela volte você nem queira mais. Vá viver a sua vida. Se um dia dei um conselho bom aqui, “conselho” não gosto dessa palavra. Se algum dia eu disse algo bom aqui, é isso, “vá viver a sua vida”. Foque na sua vida aprenda a viver sozinho novamente, conquiste, reconquiste, recrie, reerga, não espere pelo outro, não nutra essa esperança. Vai viver a sua vida.