O Ciúme Ajuda ou Atrapalha?

A gente vai falar sobre ciúmes. Uma pessoa me pediu, só que na hora que peguei o conteúdo como sugestão do vídeo, eu acabei não pegando o nome da pessoa, peço desculpa. Mas, eu sei que ciúme é um tema que vai ajudar muita gente. E essa pessoa me perguntou assim: “Até quando o ciúme pode prejudicar um relacionamento?

Gente, olha só, o ciúme não é bom nunca. Porque? Você vai falar: “Ah Léia, mas é tão bom quanto o outro sente ciúme de mim.” É bom para quem? Para você? Para o relacionamento não é. Pode ser que a sua auto estima esteja tão baixa que você precisa que o outro sinta ciúme de você, para você se sentir bem. E isso não significa que é bom. O ciúme é um sentimento que ele surge a partir da insegurança, a partir da falta de confiança, a partir de um sentido de posse do outro. Então, onde que o ciúme é bom? Nunca é bom.

Ele pode não destruir um relacionamento? Com certeza. Em algumas doses você vai ter ciúme aí a vida inteira, o teu parceiro vai ter ciúme a vida inteira. E nunca vai destruir o relacionamento. Em doses maiores, com certeza ele vai acabar destruindo. Então, quando é que o ciúme é nocivo? Sempre. Só que quanto mais mais nocivo ele é. Se o outro não é tua posse, o outro pode estar com quem quiser, onde quiser e quando quiser. E você tem a liberdade de não querer estar com o outro quando quiser, também.

“Ah, mas o outro vive me deixando, eu vivo desconfiado dele.” Cai fora. É simples assim. Agora, viver refém de comportamentos que estão te maltratando, é uma escolha sua. O que o outro faz é o outro. Então, o ciúme vem da tua insegurança, do teu sentimento de posse. De achar que o outro é seu. “Ah, então pode trair, Léia? Não é isso que eu estou falando. Para mim, não serve um relacionamento com traição. Se o outro me trair, ele pode seguir a vida dele, é simples assim. Entendeu?

Eu não quero, eu não aceito. Agora, cada um é cada um. Mas o ciúme em si, o outro me desperta ciúme, a tua vida vai virar um inferno, relacionamento uma hora vai acabar. Você tem ciúme do outro, a vida do outro vai virar um inferno, uma hora esse relacionamento vai acabar. Percebe o que o ciúme me faz? Percebe da onde o ciúme vem? Da insegurança, da falta de confiança, do sentimento de posse.

Imagina, então, que você esteja vivendo a sua vida tranquila sem fazer nada, e o outro começa com crise de ciúme, onde você não possa nem respirar. Acabou. Condena o relacionamento. Da mesma forma é você com ele. “Ah Léia, mas o ciúme como o temperinho…” Temperinho de quem? Eu garanto para você, que é possível ser extremamente feliz dentro de um relacionamentos sem ciúme nenhum. Com sentimento de autoconfiança, sem sentimento de posse algum. E o outro está ali com você, porque decidiu estar. Ele está ali com você porque ele ama você.

Ele não está com você porque ele está ameaçado que você pode descobrir alguma coisa. Entende a diferença? Então é isso. O ciúme pode destruir seu relacionamento? Não, se for pouquinho, não. E pode ser até que você curta, não é saudável, mas pode ser que você curta. A gente curti um monte de coisa que não é saudável, né? Quando é que ele destrói um relacionamento? Quanto maior, mais destruição ele vai trazer.