Até quando eu devo ter paciência?

A gente fala da paciência. Até quando eu devo ter paciência, até quando eu devo suportar? Veja bem, a paciência é igual perdão. Você deve ter sempre, porque a paciência. Quando você olha, parece que a paciência é para o outro. Parece que a paciência traz um benefício para o outro. Até trás, mas a paciência, o foco dela deve ser você.

Qual o benefício que a paciência traz para você? Inúmeros. Eu não estou falando aqui de suportar, eu não estou falando aqui você botar uma armadura e falar: “Vou aguentar. Não, estou falando de ter paciência. Mesmo. Respirar e relaxar quanto aquilo. Tentar ter um olhar amoroso, carinhoso em determinadas situações. Tentar entender o outro. Até quando? Sempre.

Mas, entenda. Veja bem, porque aí a gente tem um porém. Sempre, sempre ter paciência. Sempre, sempre perdoar indefinidamente. Isso vai te trazer paz, isso vai te trazer equilíbrio, isso vai te trazer amor próprio. Agora, e aceitar o outro na minha vida? Aí é diferente. Aí tem limite.

Porque se o que o outro faz me prejudica, se o que o outro faz me faz mal, se me falar mal não faz bem, se o que o outro faz não me faz bem. E eu já tentei lidar com isso, deixa o outro ir embora. Deixa ir, deixa a pessoa seguir seu rumo, seu caminho e vai ser feliz. “Léia, a dói”. Mas, dói estar com o outro também, em determinadas situações.

O limite da sua dor, quem sabe é você. Até quando é possível, quem sabe você. Pra mim o limite vem enquanto não me fere. Se me fere, já não há mais limite. Acho que esse é o saudável. Porque se você não gosta de você, você não gosta do outro. A gente já falou sobre isso aqui também.Não é amor, é carência. Paciência sempre. Você está com problema de relacionamento, tenha amor, tenha compaixão, tenha paciência, perdoe sempre.

Agora até quando o outro vai continuar fazendo isso na sua vida, é diferente. Olhe com amor, com carinho para você mesmo também, e defina o seu limite. Defina até onde vai, até quando vai. E deixa o outro ir com paciência e com perdão.