Até quando devo perdoar?
Oi meu amor, tudo bem? Outro dia a Cintia me perguntou assim, “quando eu devo perdoar?” e deixou claro que não era traição motivo né. E quando a gente fala de perdoar, parece que traição é o que há de mais grave que pode acontecer um relacionamento, e depende do sentido, porque existem vários tipos de traição. E a traição do nosso parceiro está com outra pessoa pode não ser a pior traição, você pode ter outros tipos de traição. E quando eu devo perdoar?
Sempre! Absolutamente, totalmente, sempre! Todas as vezes. O que você precisa entender é que perdoar não é igual a aceitar. Essa é a diferença. Perdoar sempre.
Perdoar não é para o outro, você não perdoa para fazer bem para o outro, você perdoa para fazer bem para si mesmo, porque enquanto você não perdoa, você está preso, você está aprisionado no ressentimento com aquela pessoa então, perdoe sempre, todas as vezes mas, só aceite na sua vida aquilo que te faz bem. Perdoe e deixe o outro ir viver a vida dele. Atentar o juízo de outra pessoa, perturbar outra pessoa, fazer outra pessoa sofrer, e não mais você. Essa é a diferença.
Agora, aceitar, quando eu devo aceitar o outro na minha vida? O outro errou? Todo mundo erra. É possível que o outro mude, não erre mais? Com certeza, absoluta. “Ah, então, eu devo perdoar e aceitar?” Depende, depende do nível de mágoa que ele te causou. Primeiro, é possível conviver com isso, é possível dissolver isso dentro de mim? Então, é possível. Posso aceitar essa pessoa na minha vida. Esse erro que a pessoa cometeu, ela já cometeu um monte de outras vezes, porque se é recorrente, quanto mais vezes a pessoa comete o erro, mais difícil dela não cometer mais. Isso é fato, não sou eu que estou dizendo, não tá? São estudos que indicam. “Ah é a primeira vez”, é mais fácil não cometer mais.
Então, é assim, são questionamentos importantes que você tem que fazer para permitir que a pessoa continue a viver na sua vida, e dependendo que a pessoa fez, esquece, vai ser feliz, perdoa, aceita e vai ser feliz. Não fica se lembrando à toa, se for possível, depende do que ela fez. Agora a perdoar meu amor. é sempre. Mas, ficar na nossa vida… Entende a diferença de perdoar e aceitar? É isso aí! Perdoar sempre! Aceitar nem sempre, mas é possível sim. Tem vários relacionamentos eu, as vezes, estou num atendimento, a pessoa traz coisas que o outro fez, e é possível recuperar, e é possível perdoar, e é possível aceitar e aquela pessoa nunca mais faz o relacionamento flui lindamente, então é possível sim. Estou aqui torcendo por você.