A autoconfiança é o combustível da autoestima.
Hoje a gente vai falar, mais uma vez, sobre auto confiança. Porque auto confiança é a mola propulsora da autoestima, mais ou menos por aí.
Se você pode confiar em você, se você é uma pessoa de confiança, você abre esse caminho de entrar em contato com a sua essência, de se amar, de se respeitar cada vez mais. E muitas vezes você pensa assim: o que é ser autoconfiante? É confiar em você.
Porque se você é uma pessoa que menti para você, por exemplo. Se você é uma pessoa que não pode contar consigo mesmo e coloca sempre o outro em primeiro lugar quando você mais precisa, com certeza, para você, você não é de confiança.
Então, você não tem autoconfiança. Pode ser até que o outro possa confiar em você. Mas, com certeza você não confia em você. Então, você é uma pessoa frágil. Então, é preciso cultivar essa autoconfiança. Esse entendimento de quem eu sou. E a forma como eu me relaciono comigo. Eu posso contar comigo? E uma coisa importante que eu quero te dizer hoje é: você nem precisa saber o que tem que fazer nos momentos difíceis, você precisa estar ali.
E muitas vezes nos momentos difíceis você se abandona. E por que você abandona? Porque você começa a tentar procurar no outro, o reforço daquele momento, a cura daquele momento. Você começa a dizer para você mesmo que você não presta, não serve. Isso é se abandonar no momento difícil. Dá para confiar em alguém que te abandona no momento difícil? E se você diz assim: ” Léia, mas eu não sei o que eu faço no momento difícil.” Não tem problema não saber, apenas se a acolha. Se possível se dê um abraço, e diga: “está tudo bem, eu estou aqui”, com firmeza e autoridade.
E você começa a desenvolver essa coisa incrível que é a autoconfiança. Que faz você admirar tanta gente. As pessoas que você admira são autoconfiantes. E você também é, pode ser, basta desenvolver para poder ser também uma pessoa que você admira.