Quem te irrita, te domina
Você tem aquelas pessoas que mais lhe tiram do sério, seja um amigo, mãe, tio, namorado (a)? Quem quer que seja, sempre temos alguém que sabe apertar a ferida e nos fazer sair do sério. Porém, você já percebeu que normalmente essas são as pessoas que mais conseguem que façamos coisas que não queremos?
Em outras palavras, essas pessoas têm grande influência sobre as nossas decisões. Mas por que isso acontece?
A explicação é simples, mas o funcionamento nem tanto. Quando alguém sabe como provocar você, falar verdades ou até mentiras que lhe tirem do sério, essa pessoa está tirando sua concentração e fluxo sanguíneo da parte racional e levando quase toda a sua energia para a parte emocional. O que quer dizer que você fica mais reativo e suscetível aos seus impulsos, o que significa ter menos controle.
Se você não está completamente no comando das suas decisões, fica mais fácil para a pessoa do outro lado conseguir indicar ou provocar-lhe as atitudes mais adequadas a ela. Ou seja, você virou quase que uma marionete.
De uma forma mais simples: quem te irrita, te domina.
A questão é se preparar melhor para conversar com essas pessoas, procurar pontos que elas podem explorar e como lidar com elas. Evitar embates duros para que a outra pessoa não o veja como adversário na discussão, mas como alguém que está procurando uma solução em conjunto, assim ela poderá utilizar menos artifícios que lhe tirem da sua base emocional.
Não tenha medo e principalmente vergonha de pedir licença para ir ao banheiro ou pegar uma água, pois esse tempo estratégico para respirar pode ser fundamental para evitar decisões das quais você vai se arrepender.
Por fim, tenha sempre em mente o seguinte: “no momento que você perde o seu controle com alguém, essa pessoa aumenta consideravelmente as chances de poder lhe manipular.”
AUTOCONFIANÇA
Investir na autoconfiança é algo que você deve pensar para não precisar passar a vida usando de mil estratégias. Se você se torna mais autoconfiança todo o processo de se colocar à altura e não se permitir ser manipulado se torna algo muito simples.
Muitos podem ser os motivos que levam uma pessoa a perder sua autoconfiança, mas nunca acredite que você é assim mesmo ou que nasceu sem ela, isso não é real. Autoconfiança é algo que pode ser desenvolvido e reforçado.
Em meu trabalho como coach é muito comum trabalhar pontos específicos como o desenvolvimento da autoconfiança então, sei bem do que estou falando.
Sei também o quanto uma pessoa autoconfiante se destaca em sua carreira e na escolha de bons relacionamentos, criando circunstâncias que sempre reforçam seus pontos positivos.
Referência: Administradores