Crítica são bem vindas. Tirania Nunca!

Hoje a gente vai falar sobre crítica e tirania. Porque? A crítica é algo que é bem-vindo, não necessariamente a crítica é algo ruim. O problema é quando se confunde isso com a tirania. O que é a tirania? É quando o outro tenta manipular você de uma forma tirânica. Às vezes vai até as últimas consequências para apontar defeitos, erros e povoar a tua mente, o teu dia-a-dia, tua vida com um monte de coisa ruim.

Você precisa entender que todos nós, absolutamente todos nós, temos muitas qualidades e fazemos coisas que a gente não queria fazer, ou que a gente não gosta de fazer, que são nossas qualidades feridas que a gente fica chamando de defeito. Mas a partir do momento que a gente tem no nosso convívio alguém que só aponta em nós coisas ruins e negativas, a vida vira um inferno. Você está sob um mando de um tirânico. E você precisa ter essa atenção.

Primeiro que o tirânico ele tem um problema com ele mesmo. Ele acha que não tem nada de bom. Então, ele começa a apontar tudo de ruim, até o que não existe de ruim no outro, para se sentir um pouco melhor com ele mesmo. O problema é quando você fica exposto a essa tirania e nem percebe. Você tem alguém que você ama muito, a pessoa fala: “A tua tosse é irritante”. Aí faz uma brincadeira: ” Você está tão gordo”, “ai cabelo horroroso”, “que cheiro ruim”…

A pessoa começa possa falar o tempo inteiro, a brincar inclusive de coisas ruins que você tem, na opinião dela. Porque nem é na tua opinião, é na opinião dela. Só que a tua vida vai virando um inferno. Então, é muito importante a gente ter o olhar bem aberto sobre isso para poder se proteger essas pessoas. Porque essas pessoas não devem caber na vida da gente.

Essas pessoas destroem a vida da gente, quer estejam conscientes ou não. Às vezes, não são pessoas ruins, mas são tão negativas e ficam apontando, elas ficam buscando detalhes, você preparou uma mesa linda, está perfeita e ela chega e vê um pedacinho de papel que está ali no meio daquela mesa. Então, não diz: “que mesa linda”. Ela diz: “que mesa linda, mas tem um pedacinho de papel ali.” Então, cuidado Críticas são bem-vindas, tirania não. Sai para lá.